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História

Publicado em 24/03/2014 às 16:38 - Atualizado em 20/10/2017 às 15:26

Antiga cidade de Mafra
Créditos: Acervo municipal Baixar Imagem

Como tudo começou: constituindo núcleo único, a cidade de Mafra tem sua história estreitamente vinculada à cidade de Rio Negro - Paraná. A região foi cortada do Sul ao Norte pelos destemidos tropeiros, ligando a capitania de São Pedro do Sul a São Paulo. O que existia na época, era uma vereda aberta na mata pelo próprio gado, acarretando grandes prejuízos, com perdas de homens e animais. Em 1732 o Bandeirante e Tropeiro Cristóvão Pereira de Abreu, oficializa a abertura da Estrada da Mata, passando com 3000 mil cabeças de gado, entre mulas, cavalos e bestas.
Em 1816, os tropeiros requereram a D. João VI à abertura de um caminho entre a Vila de Lages - SC e Lapa - PR, trecho que até então era um sertão com toda espécie de perigos, totalizando 40 léguas.
Com o passar dos anos, D. João VI reconheceu que São Paulo ficaria prejudicada com o consumo incerto do que viesse desta região, em virtude das inúmeras dificuldades e mandou elaborar um plano para a abertura da referida estrada que recebeu várias denominações: Estrada Real, Estrada do Sertão e então "Estrada da Mata". Por ela se pretendia ligar a Província de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

Imigração: levou muitos anos para ser construída, sendo o primeiro trajeto elaborado, de Campo do Tenente à Lapa. Com o surgimento da Estrada da Mata, houve a chegada dos primeiros imigrantes europeus, vindos da cidade de Trier, Alemanha em 1829, dando inicio ao processo de colonização.
Onde hoje situa Mafra - SC passou a ser um simples bairro de Rio Negro - PR, um potreiro oficial das tropas, fora do perímetro urbano, eis a origem dos dois municípios estarem ligados.O  Monge João Maria, eremita, chegou a Mafra - até o momento pertencente ao Município de Rio Negro, em 1851. Encontrou população sofrida com a Guerra do Contestado e dizimada por uma epidemia de varíola. Recomendou que 19 cruzes fossem erguidas entre a Capela Curada e a Balsa - Ponte Metálica. O constante movimento das Tropas trazidas do Sul para o Norte, foi derrubando essas cruzes e, a única que sobrou foi a da Praça Hercílio Luz, cuja fixação foi em 30 de Junho de 1851. Representa a fé do catolicismo rústico do homem simples da região. Em 1870 criou-se o Município de Rio Negro e, os imigrantes alemães, poloneses, italianos, bucovinos, tchecos, ucranianos aceleraram o crescimento da região.  Em 1894, assumiu a Administração do Estado de Santa Catarina o Dr. Hercílio Luz que nomeou o Jurista Manoel da Silva Mafra, para advogar a causa das questões de limites entre os Estados do Paraná e Santa Catarina.

Colonização: colonizada por diversos povos destacamos: Alemães, Poloneses, Ucranianos, Bucovinos, Italianos.

Cultura: os colonizadores foram responsáveis pelas características culturais do município, influenciando diretamente nas artes da música e dança, na gastronomia e na arquitetura local.

Origem do nome: Manoel da Silva Mafra, filho do Major Marco Antônio da Silva, nascido em 12 de Outubro de 1831, deixou o Seminário do Rio de Janeiro, para cursar direito em São Paulo. Alternou-se em várias funções: Promotor Público em São José, Juiz Municipal, Deputado Geral de SC, Juiz de Direito em Pernambuco e Paraná, Deputado Provincial de Santa Catarina, Advogou no Rio de Janeiro, Juiz de Direito de Minas Gerais, Presidente da Província do Espírito Santo, Ministro da Justiça, Juiz do Tribunal Civil e Criminal do Rio de Janeiro. Aposentado voltou a advogar e defendeu a Questão de Limites de Santa Catarina e Paraná. Faleceu em 11 de março de 1907. Como escritor e ·jornalista, deixou peças jurídicas, discursos, ensaios, poesias. É nome de uma das cadeiras da Academia Catarinense de letras.


Fundação: em 1896, a questão de limites passa a ter um caráter judicial.  A região denominada "Contestado" abrangia cerca de 50.000 km entre os atuais estados de SC e PR, disputada por ambos. As cidades desta região foram palco de um dos mais importantes movimentos sociais do país. Nesta época os meios de transporte utilizados eram mulas e a passagem do rio entre as margens esquerda e direita, era através de balsas. Em 22 de novembro de 1896, no Governo de Francisco Xavier da Silva, inaugurou-se a Ponte Metálica - com 110 metros ao custo de R$ 270 contos de réis. Atingia exatamente a metragem na baixa do rio, da margem esquerda á direita.Muitas histórias existem em torno da inexplicável metragem da Ponte Metálica.
Em 1912 iniciou-se a construção da estrada de ferro, ligando Mafra a Porto União. A Estação de Mafra surgiu como entroncamento da linha do São Francisco com o ramal do Rio Negro, em 1913.  Após 18 anos de lutas incansáveis, o Presidente da República, Wenceslau Braz, promoveu o encontro entre os Governadores de SC e PR, Dr. Carlos Cavalcante e Felipe Schimith, a fim de solucionar a pendência. Em 1917 os dois Estados reconheceram e homologaram as Linhas de Acordo.  Em 25 de Agosto de 1917, a lei catarinense nº. 1.147 restaurou o município que lhe fora suprimido em virtude do acordo de limites de 20 de outubro de 1916 e, demarcaram os novos limites.
Em 08 de Setembro de 1917 foi instalado o Município, á margem esquerda do Rio Negro, que passou a dominar-se Mafra em honra e memória do Dr. Manoel da Silva Mafra, defensor de Santa Catarina na pendência.
A região onde se desenvolveu a comunidade de Mafra é altamente rica em reservas florestais, principalmente de pinheiro-araucária, erva-mate e outras espécies, que passou a representar por muitos anos sua principal atividade, da extração florestal, que permitiu o assentamento dos primeiros colonos, que mais tarde passariam a desenvolver as atividades da agropecuária de subsistência.
 Mafra é considerada cidade pólo do Planalto Norte Catarinense. 

RELAÇÃO DE EX-PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE MAFRA SANTA CATARINA

 

VICTORINO DE SOUZA BACELLAR

 

Nomeado:

08.09.1917  a 07.01.1919

Eleito:

07.01.1919  a 07.01.1923

JAIME URBANO DA SILVA

 

Nomeado:

   24.12.1919

Eleito:

   07.01.1923 a 03.11.1924

JORGE SABATKE

 

Provisório:

08.01.1924 a 08.07.1924

PEDRO ADÉLIO MENDES DE ALMEIDA

 

Provisório:

08.07.1924 a 03.11.1924

Eleito:

03.11.1924 a 01.01.1927

PRUDENTE SOTTER CORREA

 

Provisório:

08.10.1925

MANOEL XAVIER

 

Eleito:

01.01.1927 a 20.10.1930

JOSÉ SEVERIANO MAIA

 

Nomeado:

20.11.1930  a 30.09.1932

Eleito:

30.10.1932  a 02.05.1933

EVALDO SABATCKE

 

Provisório:

30.09.1932 a 30.10.1932

AYRES DE OLIVEIRA RAUEN

 

Nomeado:

02.05.1933 a 20.05.1935

ARY HONORATO DE FARIAS

 

Nomeado:

26.05.1947 a 09.12.1947

PEDRO KUSS

 

Nomeado:

20.05.1935 a 16.11.1945

Nomeado:

19.02.1946 a 26.05.1947

Eleito:

09.12.1947 a 31.01.1951

FREDERICO HEYSE

 

Eleito:

31.01.1951 a 31.01.1956

FULVIO VIEIRA BORGES

 

Eleito:

31.01.1961 a 31.01.1966

RAUL LEÃO NIEBISCH

 

Eleito:

31.01.1966 a 31.01.1970

EDEMAR RENÊ EVERS

 

Eleito:

31.01.1970 a 31.01.1973

JOSÉ SCHULTZ FILHO

 

Eleito:

31.01.1956 a 31.01.1961

Eleito:

31.01.1973 a 31.01.1977

PLÁCIDO GAISSLER

 

Eleito:

31.01.1977 a 31.01.1983

JOÃO ROMÁRIO CARVALHO

 

Eleito:

01.02.1983 a  31.12.1988

OBS: Desincompatibilizou-se para concorrer a cargo eletivo em 15.05.1986

 

SEBASTIÃO BAZÍLIO DE CASSIAS

 

Eleito:

01.01.1989 a 31.12.1992

NERY ANTONIO NADER

 

Assumiu:

15.05.1986 a 31.12.1988

Eleito:

01.01.1993 a 31.12.1996

CARLOS EDUARDO B. SALIBA

1996  a 2000

Eleito:

01.01.1996 a 31.12.2000

CARLOS ROBERTO SCHOLZE

2001 a 2004

Eleito:

01.01.2001 a 31.12.2004

JOÃO ALFREDO HERBST 

2005 a 2008

Eleito:

01.01.2005 a 31.12.2008

JOÃO ALFREDO HERBST

2009 a 2012

Eleito:

01.01.2009 a 06.05.2012

PAULO SÉRGIO DUTRA

2012

Eleito pela Câmara Municipal:

07.05.2012 a 31.12.2012

ROBERTO AGENOR SCHOLZE

2013 a 2015

Eleito:

01.01.2013 a 04.06.2015 

ABEL BICHESKI

2015 

Presidente da Câmara Municipal:

04.06.2015 a 30.06.2015 

WELLINGTON ROBERTO BIELECKI

2015 a 2016 

Eleito pela Câmara Municipal:

01.07.2015 a 31.12.2016 

 

 

 

 

 


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