---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

biodieselmafra
JBS investe R$ 180 milhões em nova fábrica de biodiesel em Mafra

Publicado em 31/07/2019 às 11:05 - Atualizado em 31/07/2019 às 11:23

Público prestigia lançamento
Créditos: Divulgação/ADC/PMM Baixar Imagem

A JBS terá mais uma operação em Santa Catarina. Por meio da Seara Alimentos, a Companhia investirá R$ 180 milhões na construção e operação de uma fábrica de biodiesel no município de Mafra, que será operada pela JBS Biodiesel, divisão da JBS Novos Negócios. A unidade utilizará, em larga escala, materiais residuais da cadeia produtiva da Seara, como gorduras de aves e suínos, para a fabricação de biocombustível. Além disso, a planta também apresenta grande sinergia com o complexo soja, complementando a sua base de matérias-primas para produção.

A JBS Biodiesel tem como propósito agregar valor aos resíduos da cadeia produtiva da JBS. A Companhia tem um histórico positivo a partir do reaproveitamento do sebo bovino e outros insumos, como óleo de fritura recuperado, para a produção de biodiesel. Com a nova fábrica em Mafra, reforçará ainda mais o seu viés sustentável, ampliando a atuação na cadeia de fornecimento dos segmentos de aves e suínos.

“A aposta da Companhia em uma nova operação está em linha com o horizonte positivo para o setor no Brasil. Até 2023, a partir do programa RenovaBio, a mistura de biodiesel na composição do diesel chegará a 15% com a entrada do B15. Com a nova unidade, a JBS Biodiesel mais que dobrará a sua capacidade produtiva, devendo ultrapassar a marca de 600 milhões de litros de biodiesel por ano”, explica Alexandre Pereira, diretor da JBS Biodiesel.

A fábrica da JBS Biodiesel em Mafra terá uma área de 76 mil metros quadrados e será responsável pela produção de 900 toneladas de biocombustível por dia. Para a sua construção, serão gerados cerca de 400 empregos. Assim que finalizada a fase de obras, o que deve acontecer até o primeiro semestre de 2021, a operação deve gerar 100 postos de trabalho diretos e cerca de 300 indiretos, contribuindo para a movimentação econômica na região.

O prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de demais autoridades e membros da sociedade civil, anunciou a vinda da fábrica oficialmente nesta terça-feira, 30, na Amplanorte. Ele mais uma vez destacou a pujança do município no que tange a novos empreendimentos. “Esse é uma marco divisório para o nosso município”, disse, ressaltando a utilização de matérias-primas oriundas da agricultura familiar, que valorizam a vocação agroindiustrial de Mafra. “O único negócio que cresce no Brasil é o agronegócio. Mafra esta sendo palco de um investimento sem precedentes, dentro de um cenário globalizado.”

Escolha por Mafra

O município de Mafra está localizado em uma região estratégica para o setor de biocombustível nacional. Além de contar com uma logística eficiente de embarque e desembarque pelos modais ferroviário e rodoviário, está a 120 quilômetros de distância de Araucária (PR), onde está instalada a Refinaria Presidente Getulio Vargas (Repar), uma das principais unidades de mistura e distribuição de diesel do país.

Santa Catarina

Somente em Santa Catarina, a JBS mantém mais de 30 operações da Seara em 18 municípios, entre unidades produtivas de aves, suínos, industrializados, fábricas de ração, centros de incubações, terminais logísticos e centros de distribuição. Além disso, no estado, a Companhia conta com cerca de 16,5 mil colaboradores e uma rede de 2,5 mil produtores integrados.

“Santa Catarina é um importante polo de produção de alimentos em escala global. Os investimentos na construção de uma fábrica de biodiesel em Mafra comprovam a sinergia existente entre os negócios da JBS, uma premissa que contribui para fortalecer o posicionamento sustentável das operações da Seara”, complementa a presidente da Seara, Joanita Karoleski Maestri.

JBS Biodiesel

Hoje, a JBS Biodiesel opera outras duas plantas, uma localizada em Lins, no estado de São Paulo, e outra em Campo Verde, em Mato Grosso. Com a terceira unidade, reforçará seu posicionamento entre as 10 principais produtoras de biodiesel do país. Somente em 2018, a Companhia comercializou 260 milhões de litros de biocombustível, superando em aproximadamente 25% o volume de 2017, que foi de 210 milhões de litros.

Sobre a JBS

A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem cerca de 275 mil clientes de mais de 190 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.

Sobre a Seara

A Seara Alimentos tem forte atuação global nos segmentos de aves, suínos e alimentos preparados. Seu portfólio de marcas inclui Seara, Seara Gourmet, Doriana, Massa Leve, Rezende, Lebon, Frangosul, Confiança, Big Frango, Excelsior, Delicata, entre outras. No Brasil, conta com 30 unidades de processamento de aves, 8 unidades de processamento de suínos, 14 centros de distribuição e 21 unidades de alimentos preparados. Uma das principais empresas exportadoras do país, seus produtos chegam a 100 milhões de consumidores em mais de 130 países. Para fortalecer e ampliar sua participação no mercado global de proteínas, a Seara Alimentos mantém escritórios em diversas regiões do mundo, como China, Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Holanda, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos, África do Sul e norte da África. A Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade, segurança dos alimentos, sustentabilidade e bem-estar animal.

 

Fonte/Colaboração:

JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa

+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996 
imprensa@jbs.com.br

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.


Biodiesel em Mafra

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar