---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

coronavírusmfa
Prefeitura monta Unidade Especializada para atendimentos de casos encaminhados pela Sala de Informações COVID-19 - Mafra

Publicado em 20/03/2020 às 15:59 - Atualizado em 20/03/2020 às 15:59


Créditos: Diulgação/Assessoria de Comunicação/PMM Baixar Imagem

Desde quinta-feira, 19, Mafra conta com um espaço específico para acolhimento de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus. A Unidade Especializada COVID-19 é formada por barracas montadas em frente a UPA, mais o ônibus da Secretaria de Saúde, e que conta com profissionais e técnicos da área da saúde, capacitados e paramentados para atendimento de pacientes encaminhados pela Sala de Informações COVID-19 - MAFRA. O prefeito Wellington Bielecki destacou que esta ação mostra o trabalho intensivo que a Administração Municipal está fazendo para enfrentamento desta situação de emergência. “Estamos nos preparando para receber pacientes com sintomas de gripe ou coronavírus. Estamos com todo o aparato pronto para amenizar esta situação. É um consultório móvel para receber pessoas com sintomas do coronavírus que foram direcionadas através da sala de informações”, disse. A ênfase na sala montada na Secretaria de Saúde, para fornecer orientações ao cidadão mafrense por telefone ou whatsapp, é importante, pois assim somente as pessoas que realmente devem ser examinadas por conta de sintomas de síndromes respiratórias (o que inclui o coronavírus) se dirijam à unidade.

Funcionamento

A unidade especializada funciona das 7 horas da manhã à uma hora da madrugada. Vale lembrar que na UPA o atendimento é 24 horas. O prefeito lembrou que a o Executivo Municipal está seguindo os decretos estaduais que visam mitigar a disseminação do vírus. “A CDL, a Associação Comercial e Empresarial e Polícia Militar estão colaborando no que tange à restrição de público e fechamento do comércio. Assim que tomaram conhecimento dos decretos, já colaboraram. Não adiantam atitudes isoladas, temos de enfrentar juntos”, disse.

Wellington agradeceu ainda à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro, na pessoa do major Marcos Marques dos Anjos, que cedeu as barracas para a unidade especializada.

Evitando a disseminação

A secretária de Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, reforçou as medidas individuais que devem ser postas em prática como evitar aglomerações, higienizar frequentemente as mãos, entre outras. “Estamos na fase de instituição de medidas para evitar a proliferação rápida e prever os casos que possam ser graves. Tentamos pegar o paciente no início da infecção, evitando que o mesmo circule pelo município. Assim poderemos reduzir os casos graves, até quando for possível”, declarou, reforçando que “não adianta a Saúde tomar medidas se a população não colaborar. Nossa responsabilidade como cidadãos é tentar impedir a proliferação do vírus”. A secretária lembrou mais uma vez que a população tem a disposição a Sala de Informações e deve entrar em contato e relatar seu estado de saúde. Um profissional fará avaliação do caso e dará o direcionamento correto. 

 

 Sala de Informações COVID-19 – confira os telefones (também whatsapp):

- (47) 98455-9632

- (47) 98456-0145

- (47) 98436-3523

- (47) 98436-2908

- (47) 98436-2398

 

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram:prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar