EsseProjetoMereceAplausosEduMfa
Alunos do CEIM Restinga brincam e desenvolvem coordenação motora nas aulas de Educação Física

Créditos: Divulgação/PMM/SME Baixar Imagem
Este Projeto Merece Aplausos
• Projeto foi trabalhado nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II. Para cada uma foi respeitado o grau de aprendizagem e evolução
“Placa de Grampos” é o nome do projeto trabalhado em sala de aula pelo professor de Educação Física, Eduardo Martin Pedro, do CEIM Restinga. Ele aplicou a atividade nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II, ao todo para 80 alunos, sempre sendo gradativo no grau de dificuldade, começando da atividade mais simples para a mais complexa. “Para o Maternal I, como as crianças tem mais dificuldade no movimento de pinçar, gosto de começar com as tampinhas de garrafa pet, no lugar dos grampos de roupa”, explicou o professor.
O projeto na prática
De acordo com Eduardo, a atividade proposta tem como objetivo principal desenvolver a coordenação motora fina, estimulando a mediação da força necessária para prender/soltar e viver um momento sereno e agradável, com a tabela de cores, além de favorecer o reconhecimento sobre as possibilidades motoras e a necessidade de seu treinamento. “A atividade favorece o cultivo do raciocínio e da paciência, sobre aprender a respeitar as dificuldades dos demais e ficar feliz com as próprias conquistas e a dos colegas”, disse. O projeto foi aplicado em duas semanas de aulas, como conteúdo escolar, visando trabalhar os valores e os ensinamentos elencados.
Para o professor foi gratificante desenvolver o projeto. “É uma atividade que as crianças adoram e na Educação Infantil eles são muito verdadeiros. Quando gostam e conseguem realizar uma atividade, passando pelos desafios e aprendendo ou massificando um movimento, é muito gratificante para você como professor”.
Como foi feita a “Placa de Grampos”
Para essa atividade utilizou-se um pedaço de papelão (ou um prato plástico), alguns grampos de roupas coloridos (o número de cores depende da sua disponibilidade de grampos) e tinta. Na borda do papelão (ou do prato plástico), o professor faz algumas marcas coloridas, de acordo com as cores dos grampos. O objetivo é a criança pegar o grampo e colocar na cor correspondente que está no papelão / prato (conforme figura em anexo). Ao final da aula, é realizada uma atividade de “volta a calma” com um exercício respiratório.
"Este Projeto Merece Aplausos”
A partir deste ano publicamos uma série de reportagens sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado "Este Projeto Merece Aplausos". Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.
Galeria de Fotos
-
-
-
{{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
-
{{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Informações Relacionadas
Notícias
-
EsseProjetoMereceAplausosEduMfa 16 dez
CEIM Restinga trabalhou as sensações e habilidades com os alunos do maternal
-
EsseProjetoMereceAplausosEduMfa 02 dez
Bichonário auxilia alunos do 1º ano da EMEF São Lourenço na alfabetização
-
EsseProjetoMereceAplausosEduMfa 18 nov
Projeto “Minha escola, minha galeria de Arte” foi trabalhado em três escolas
-
EsseProjetoMereceAplausosEduMfa 10 out
EMEB Avencal do Saltinho trabalha consciência ambiental com alunos do Pré I e II