Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

EsseProjetoMereceAplausosEduMfa
Alunos do CEIM Restinga brincam e desenvolvem coordenação motora nas aulas de Educação Física

Publicado em 27/10/2022 às 11:19 - Atualizado em 27/10/2022 às 11:20


Créditos: Divulgação/PMM/SME Baixar Imagem

Este Projeto Merece Aplausos

 

 

 Projeto foi trabalhado nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II. Para cada uma foi respeitado o grau de aprendizagem e evolução

 

“Placa de Grampos” é o nome do projeto trabalhado em sala de aula pelo professor de Educação Física, Eduardo Martin Pedro, do CEIM Restinga. Ele aplicou a atividade nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II, ao todo para 80 alunos, sempre sendo gradativo no grau de dificuldade, começando da atividade mais simples para a mais complexa. Para o Maternal I, como as crianças tem mais dificuldade no movimento de pinçar, gosto de começar com as tampinhas de garrafa pet, no lugar dos grampos de roupa”, explicou o professor.

O projeto na prática

De acordo com Eduardo, a atividade proposta tem como objetivo principal desenvolver a coordenação motora fina, estimulando a mediação da força necessária para prender/soltar e viver um momento sereno e agradável, com a tabela de cores, além de favorecer o reconhecimento sobre as possibilidades motoras e a necessidade de seu treinamento. A atividade favorece o cultivo do raciocínio e da paciência, sobre aprender a respeitar as dificuldades dos demais e ficar feliz com as próprias conquistas e a dos colegas”, disse. O projeto foi aplicado em duas semanas de aulas, como conteúdo escolar, visando trabalhar os valores e os ensinamentos elencados.

Para o professor foi gratificante desenvolver o projeto. “É uma atividade que as crianças adoram e na Educação Infantil eles são muito verdadeiros. Quando gostam e conseguem realizar uma atividade, passando pelos desafios e aprendendo ou massificando um movimento, é muito gratificante para você como professor”.

Como foi feita a “Placa de Grampos”

Para essa atividade utilizou-se um pedaço de papelão (ou um prato plástico), alguns grampos de roupas coloridos (o número de cores depende da sua disponibilidade de grampos) e tinta. Na borda do papelão (ou do prato plástico), o professor faz algumas marcas coloridas, de acordo com as cores dos grampos. O objetivo é a criança pegar o grampo e colocar na cor correspondente que está no papelão / prato (conforme figura em anexo). Ao final da aula, é realizada uma atividade de “volta a calma” com um exercício respiratório.

 

"Este Projeto Merece Aplausos

A partir deste ano publicamos uma série de reportagens sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado "Este Projeto Merece Aplausos". Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

 

Fale com a Prefeitura

 

Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar