---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

coletadelixoeletronicomfa
Ação promove coleta de lixo eletrônico no sábado, 09 de novembro

Publicado em 01/11/2019 às 10:20 - Atualizado em 01/11/2019 às 10:20


Créditos: Acervo / Assessoria de Comunicação Baixar Imagem

No sábado, 09, das 14 às 17 horas, na Praça Ferroviário Miguel Bielecki, a Prefeitura de Mafra/Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano em parceria com a Associação Ecológica Mafrense de Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis – RECIVIDA - promovem uma tarde para coleta de material eletrônico. O objetivo é arrecadar tudo o que há de resíduos eletrônicos, de informática e eletrodomésticos para separação e reciclagem posterior de forma adequada. Os moradores vão poder descartar computadores, televisores, fornos elétricos, geladeiras, monitores, dentre outros materiais que não estão mais em condições de uso, exceto lâmpadas.

 

Saiba o que você pode levar

No dia podem ser levados como lixo eletrônico: aparelhos de som, computadores, estabilizadores, fios/cabos, fontes, impressoras, celulares, televisores, monitores, ventiladores, liquidificadores, carregadores, cartuchos de tinta de impressoras, fogões, geladeiras, entre outros eletrodomésticos.

 

Por que descartar

A gerente de meio ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Talita Walter, explica que, com o elevado uso dos aparelhos eletrônicos, o descarte desse material tem se tornado um problema ambiental. “Como esses equipamentos apresentam substâncias químicas que podem contaminar água e solo, além de ser formados por grande quantidade de plásticos e metais, que demoram centenas de anos para se decomporem, o descarte adequado e reciclagem do material são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável e conservação do meio ambiente”.

 

Mafra consciente

Esta não é a primeira vez que Mafra tem uma ação como esta. Em 2015 foi feita campanha semelhante na qual foram arrecadadas duas toneladas de materiais descartados entre televisores, computadores, celulares, impressoras e muitos outros equipamentos. Vale lembrar que, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU (PNUMA), o Brasil é líder na produção de lixo eletrônico na América Latina. A população brasileira produziu 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico no ano de 2016.

Para o prefeito Wellington Bielecki esta ação oferece mais uma vez à população a oportunidade de se desfazer de objetos que não podem ser descartados em lixo comum, pois podem conter substâncias inadequadas. “O meio ambiente precisa ser preservado e todos somos responsáveis, devendo saber como descartar esse lixo eletrônico. Portanto, realizamos esta campanha proporcionando condições para o descarte correto. Espero que os mafrenses colaborem e levem até a praça os aparelhos que não tem mais serventia”,  concluiu o prefeito.

 

Serviço:

 

Campanha “Coleta de lixo eletrônico”

Data: 09 de novembro - sábado

Horário: das 14 às 17 horas

Local: Praça Ferroviário Miguel Bielecki

Levar: aparelhos de som, computadores, estabilizadores, fios/cabos, fontes, impressoras, celulares, televisores, monitores, ventiladores, liquidificadores, carregadores, cartuchos de tinta de impressoras, fogões, geladeiras, entre outros eletrodomésticos (exceto lâmpadas)

Informações: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Mafra – telefone: 47 3641-4016.

 

  

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4043 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Facebook: Prefeitura Mafra Twitter: @PrefeituraMfa

Instagram: prefeitura.mafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.

 

 


Informações Relacionadas