saudemafra
Saúde de Mafra orienta população sobre descarte de medicamentos e materiais perfurocortantes

Publicado em 31/07/2020 às 14:46 - Atualizado em 31/07/2020 às 14:48

Descarte de forma errada
Créditos: Divulgação/PMM/SMS Baixar Imagem

Não se deve descartar medicamentos e objetos perfurocortantes no lixo comum, no lixo reciclável ou no vaso sanitário

A Prefeitura de Mafra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Atenção Primária, está orientando os munícipes sobre o descarte correto de medicamentos vencidos ou sem utilidade e de materiais perfurocortantes como seringas, agulhas, lancetas, entre outros. Para o descarte correto, os produtos devem ser acondicionados em garrafas PET e levados até a unidade de saúde mais próxima.

A secretária da pasta, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, falou sobre a importância do descarte correto destes materiais. “Se descartados de forma errada, no lixo comum, sem qualquer cuidado, podem contaminar o meio ambiente devido aos seus componentes químicos, contaminando o solo e mananciais. Além de serem um risco à saúde se porventura alguém encontrar e reutilizar”, explicou. Ela lembrou ainda que o descarte errado pode causar acidentes aos profissionais que trabalham com coleta.

Recomendações quanto ao descarte

- não jogue medicamentos e materiais perfurocortantes em lixo comum;

- não jogue medicamentos em vasos sanitários ou pias;

- pacientes diabéticos, que fazem uso de insulinas (medicação pela seringa) devem destinar esses materiais corretamente. Caso necessite, buscar orientação na sua unidade de saúde;

- jamais se deve tentar resgatar algo do coletor (garrafa PET);

- depois de preenchido, o coletor deve ser entregue a uma unidade de saúde próxima, para tratamento e destino adequados.

Esses cuidados evitam acidentes com adultos, crianças, idosos, profissionais da limpeza pública e animais de estimação.

FALE COM A PREFEITURA

Facebook: Prefeitura Mafra  Twitter: @PrefeituraMfa   Instagram: prefeitura.mafra

Prefeitura de Mafra - Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386. Telefone: 47 3641-4000.