Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

educacaomafra
Alunos da EMEB Augusta Vitória descobrem os sons do Agogô

Publicado em 05/08/2022 às 13:20 - Atualizado em 05/08/2022 às 13:30


Créditos: Divulgação/ADC/Educação Baixar Imagem

Este Projeto Merece Aplausos

 

O som produzido pelo Agogô foi a novidade apresentada aos alunos do pré-escolar e maternal, gerando curiosidade  e encantamento, emoções expressadas nos rostos das crianças ao tocarem pela primeira vez naquele instrumento. Essa experiência inusitada foi proporcionada pelo professor de Artes, Gabriel de Paula, aos alunos de turma bisseriada de pré-escola e maternal, na  EMEB Augusta Vitória. O Agogô é um instrumento musical afro-brasileiro com duas campânulas de ferro percutidas por vareta de metal ou madeira.

A atividade  com instrumentos musicais proposta pelo professor está atraleda à disciplina de arte e musicalização na Educação Infantil. Ele utilizou-se de uma sequência de atividades lúdicas com o uso de diversos instrumentos, em especial o Agogô.

Universo sonoro

O projeto “Musicalização na Educação Infantil: reconhecendo e experienciando o universo sonoro que nos rodeia”, desenvolvido por  Gabriel de Paula teve por finalidade proporcionar a  identificação e reconhecimento dos sons do cotidiano das crianças, em especial o  de instrumentos musicais..

O uso do  Agogô teve por finalidade o desenvolvimento das partes motoras, cognitivas e afetivas dos alunos pelo manuseio e exploração do instrumento:

Motora - que produz ou transmite movimentos, corporais no caso;

Cognitiva - processo de aprendizado, adquirir conhecimento;

Afetiva - inteligência emocional, nas relações com o outro e o coletivo.

Outra finalidade do projeto foi ampliar o repertório cultural e artístico dos alunos através da apreciação e experimentação dos instrumentos musicais preferencialmente   utilizados na Música Popular Brasileira -MPB

Este Projeto Merece Aplausos

A partir deste ano iniciamos a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado "Este Projeto Merece Aplauso".

Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.

 

  Fale com a Prefeitura

 

Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.

 

 

 

 

 

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar